Institucional
Banco de Imagens
Vídeos
 

Assessoria de Imprensa - FAAP

Tel: (11) 3662-7270 / 7271/ 7029

Tatiana Serafino
tserafino@faap.br

Fabiana Dourado
fabiana@oboecomunicacao.com.br

Iracema de Carvalho
iracema@oboecomunicacao.com.br

 

 
Apresentação  |  Últimas Notícias
 

LIVRO - QUE VIROU MINISSÉRIE DA TV GLOBO - "DOIS IRMÃOS" É DEBATIDO PELO AUTOR, MILTON HATOUM

Aberto ao público, debate ocorre na FAAP, na próxima sexta-feira (17/3),
e conta também com a participação da roteirista Maria Camargo

O escritor Milton Hatoum e a roteirista Maria Camargo participam na próxima sexta-feira (17/3), na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), de um debate sobre o romance Dois Irmãos, que virou minissérie da TV Globo e conquistou boa audiência de público. O evento tem o objetivo de discutir as especificidades de uma adaptação da literatura para o audiovisual.

"Todo trabalho de tradução, transcriação ou transposição entre artes e linguagens é bem-vindo. Ainda mais interessante é perceber como cada um - escritor e roteirista - vê seu trabalho, a partir de um acordo comum, que é a série acabada", ressalta o professor Rodrigo Petronio, organizador do evento e coordenador dos cursos de pós-graduação em Escrita Criativa e em Roteiro para Cinema e Televisão da FAAP.

Dois Irmãos narra o conflito de uma família de imigrantes libaneses que vivem em Manaus e da relação de ódio entre dois irmãos gêmeos (Yaqub e Omar). Estreou na TV no início deste ano. O livro homônimo foi lançado em 2000.

Para participar do evento, é necessário fazer a inscrição pelo link: https://central.faap.br/inscricaoonline/eventos/EventoIdentificacao.aspx?curso=PPLRSP_2_17.03.17. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3662-7449. A entrada é gratuita.

Educação continuada
A FAAP possui dois cursos de pós-graduação voltados aos mercados de Audiovisual e Editorial.

A especialização em Escrita Criativa possui um conteúdo que permite a participação de todos que desejam atuar como escritor, ensaísta, crítico, biógrafo, entre outras atividades, pois tem como objetivo desenvolver a escrita do participante, seja para textos ficcionais ou não-ficcionais, em diversos gêneros, e aplicação em plataformas que vão muito além do livro tradicional. 

O curso de pós em Roteiro para Cinema e Televisão tem o objetivo de oferecer uma compreensão da evolução das narrativas em suas diferentes épocas e tendências.
Permite ainda conhecer elementos que compõem a escrita cinematográfica e televisiva, apresenta metodologias para a análise e produção de argumentos e roteiros e instrumentaliza o aluno para o exercício profissional de roteiristas.  

Palestra "Dois irmãos - Especificidades e Convergências da escrita da Literatura e do Roteiro"
Data: 17/3 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: FAAP - Centro de Convenções
Endereço: Rua Alagoas, 903 - Higienópolis
Inscrições: https://central.faap.br/inscricaoonline/eventos/EventoIdentificacao.aspx?curso=PPLRSP_2_17.03.17.
Informações: (11) 3662-7449 e pos@faap.br

Sobre os palestrantes
Milton Hatoum

Escritor nascido em Manaus, estreou na ficção com Relato de um certo Oriente, em 1989, que ganhou o prêmio Jabuti de melhor romance. Sua segunda obra, Dois Irmãos, de 2000, mereceu também um Jabuti e foi traduzido para oito idiomas. Hatoum ganhou ainda os prêmios Bravo!, APCA e Portugal Telecom.

Maria Camargo
Roteirista, formada em cinema. É autora de Correio Feminino (2013), adaptação da obra de Clarice Lispector, e da minissérie Dois Irmãos (2017), baseada no premiado romance de Milton Hatoum - ambas dirigidas por Luiz Fernando Carvalho. Escreveu e dirigiu filmes de curta e longa-metragem que receberam prêmios nacionais e internacionais. 

Rodrigo Petronio (mediador)
Coordenador dos cursos de Pós-graduação em Roteiro para Cinema e Televisão e de Escrita Criativa. Doutor em Literatura Comparada, recebeu prêmios nas categorias de ficção, não ficção e poesia.