Institucional
Banco de Imagens
Vídeos
 

Assessoria de Imprensa - FAAP

Tel: (11) 3662-7270 / 7271/ 7029

Tatiana Serafino
tserafino@faap.br

Fabiana Dourado
fabiana@oboecomunicacao.com.br

Iracema de Carvalho
iracema@oboecomunicacao.com.br

 

 
Apresentação  |  Últimas Notícias
 

JOVENS DO ENSINO MÉDIO DE 50 COLÉGIOS
DEBATEM GRANDES TEMAS GLOBAIS

Evento será aberto pelo ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e abordará questões como a situação do Haiti, a criação do Plano Real, Brexit e moedas virtuais

Na próxima quarta-feira (30/5) até sábado (2/6), a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) realizará o 15.º Fórum de Discussão Estudantil, simulação de organizações internacionais multilaterais que ocorre anualmente desde 2004 e reúne alunos do ensino médio de várias escolas do Brasil. Na edição deste ano, participarão mais de 600 delegados de 50 colégios de várias cidades do Estado de São Paulo, como Barueri, Campinas, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Rio Claro, Santana de Parnaíba, Sorocaba e Valinhos, além de Vitória, no Espirito Santo.

A abertura do evento será feita pelo ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, que é professor de filosofia, cientista político, escritor e colunista. É conhecido por seus trabalhos sobre o pensador inglês Thomas Hobbes, em relação à cultura política nas "sociedades ocidentais dissidentes" (entre as quais inclui o Brasil e a América Latina) e por sua participação no debate das principais questões brasileiras.

"É importante que esses jovens de hoje e profissionais do futuro tomem conhecimento dos problemas da comunidade internacional e possam ser atores relevantes nas discussões de como efetivamente resolver esses problemas e melhorar o mundo", afirma o coordenador do Fórum, o professor Victor Grinberg.

Entre os temas de destaque desta edição, formado por quinze comitês, estão a situação do Haiti, a criação do Plano Real - com a participação do embaixador Rubens Ricupero - perspectivas do processo de saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit) e as novidades da área financeira - criptomoedas e blockchain, entre outros assuntos.

O Fórum FAAP é um dos pioneiros em São Paulo no uso da metodologia role play associado à resolução de problemas para alunos de Ensino Médio. O evento trabalha de forma transversal a interdisciplinaridade de conteúdos e habilidades interpessoais dos alunos participantes. "Nessa oportunidade os alunos, que encaram o papel de diplomatas, acabam por exercitar diferentes visões de mundo e isso, por si, já é um passo para preparar um mundo melhor para o futuro, transformando o cidadão de amanhã", conclui o professor Victor Grinberg.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo hotsite: http://www.faap.br/forum.

Sobre a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)
Sustentada em três pilares: tradição, cultura e inovação, a FAAP é hoje um grande polo de educação, com Ensino Médio, 19 cursos de graduação, nas áreas de Exatas e Humanas, pós-graduação, cursos de aperfeiçoamento de curta-duração, além de programas de idiomas, intercâmbio e eventos de alto nível que complementam a formação do aluno.  Além de São Paulo, a FAAP está presente em São José dos Campos, em Ribeirão Preto e em Brasília.