Institucional
Banco de Imagens
Vídeos
 

Assessoria de Imprensa - FAAP

Tel: (11) 3662-7270 / 7271/ 7029

Tatiana Serafino
tserafino@faap.br

Fabiana Dourado
fabiana@oboecomunicacao.com.br

Iracema de Carvalho
iracema@oboecomunicacao.com.br

 

 
Apresentação  |  Últimas Notícias
 

DIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL 

NA FAAP, JOVENS DO INSTITUTO PROA

PARTICIPAM DE OFICINAS DE CAPACITAÇÃO

O Dia da Responsabilidade Social na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) já tem data para acontecer: 10 de outubro. Em mais uma edição, a instituição mobiliza professores e voluntários para receber 100 jovens do Instituto PROA para uma tarde de capacitação e inclusão cultural. Oficinas de animação, apresentação de TV, corte e costura e de dobraduras em papel são algumas das atividades programadas.

"Os estudantes também terão a oportunidade de visitar as exposições em cartaz no MAB FAAP", adianta Andrea Sendulsky, coordenadora do FAAP Responsabilidade Social. De acordo com ela, o trabalho realizado pelo museu é de extrema relevância, uma vez que promove a arte brasileira e o acesso gratuito à cultura. No ano passado, o serviço educativo desenvolveu aproximadamente 200 atividades com escolas, ONGs e público em geral.

A parceria entre a FAAP e o Instituto PROA foi firmada em 2017 e, desde então, mais de 600 jovens já foram beneficiados. "Essa parceria vem sendo de suma importância, como complemento de nosso núcleo cultural, pois podemos realizar atividades em conjunto, que favorecem o debate, o pensamento crítico, além de ocupar espaços que são abertos e de pouco conhecimento dos nossos alunos", destaca Carla da Mata, assistente de projetos do PROA.

O Dia da Responsabilidade Social foi instituído pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Trata-se de uma mostra das ações que são desenvolvidas pelas instituições ao longo do ano nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, entre outros. A FAAP participa da iniciativa desde 2007.

 

Balanço Social

Inclusão cultural, projetos de voluntariado, campanhas de doação de sangue, de agasalho e de alimentos, além de atendimento jurídico gratuito são algumas das iniciativas que envolvem alunos, professores e colaboradores todos os anos na FAAP.

Em 2017, por exemplo, durante o Trote Solidário, foram arrecadadas mais de 10 toneladas de alimentos e cerca de 7 mil latas de leite em pó, que foram doadas para 40 instituições beneficentes em São Paulo.

No primeiro semestre de 2018, a arrecadação do Trote Solidário chegou a 761 latas de leite em pó, que beneficiaram o Projeto Criança/AIDS (PCA). Já no segundo semestre, os estudantes contribuíram com a campanha Mc Dia Feliz. Toda a renda obtida com a venda dos tíquetes do lanche foi revertida para o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC).

A FAAP também faz arrecadação durante as palestras abertas ao público, cujo saldo, desde 2009, ultrapassou 40 toneladas de alimentos.

Em relação à campanha de doação de sangue, a coleta na FAAP, realizada no primeiro semestre de 2018, coletou 88 bolsas. Em 2017, a campanha arrecadou o suficiente para auxiliar quase 900 pacientes dos hospitais parceiros da iniciativa. Agora em outubro, está prevista uma nova campanha, cuja expectativa é superar o balanço do ano anterior.

A campanha do agasalho também acumula saldos positivos. Em 2018, a arrecadação chegou a mais de 2 mil peças. Em 10 anos, mais de 30 mil peças foram arrecadadas, mobilizando os alunos do Colégio, da graduação e da pós-graduação, além dos funcionários em prol dos assistidos pelas ONGS parceiras.

Fruto do convênio entre o Poder Judiciário e a FAAP, o Juizado Especial Cível (JEC-FAAP) realizou mais de 3 mil atendimentos em 2017. Desde a sua criação, em 2003, mais de 37 mil pessoas com causas cíveis com valores de até 20 salários mínimos já foram atendidas, gratuitamente.

 

Sobre a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)

Sustentada em três pilares: tradição, cultura e inovação, a FAAP é hoje um grande polo de educação, com Ensino Médio, 17 cursos de graduação, nas áreas de Exatas e Humanas, pós-graduação, cursos de aperfeiçoamento de curta-duração, além de programas de idiomas, intercâmbio e eventos de alto nível que complementam a formação do aluno.  Além de São Paulo, a FAAP está presente em São José dos Campos, em Ribeirão Preto e em Brasília.