Institucional
Banco de Imagens
Vídeos
 

Assessoria de Imprensa - FAAP

Tel: (11) 3662-7270 / 7271/ 7029

Tatiana Serafino
tserafino@faap.br

Fabiana Dourado
fabiana@oboecomunicacao.com.br

Iracema de Carvalho
iracema@oboecomunicacao.com.br

 

 
Apresentação  |  Últimas Notícias
 

COLEÇÃO QUE EXPLORA O GROTESCO

VENCE A 15.ª EDIÇÃO DO FAAP MODA

Criação é da aluna Tarsila Moraes, que conquistou a primeira colocação

pela votação do júri e teve, também, a preferência do público

A estudante do 8.º semestre de Moda da FAAP (Faculdade Armando Alvares Penteado), Tarsila Moraes, foi a grande vencedora do FAAP Moda – concurso interno que há 15 anos premia jovens talentos e os lança no mercado fashion. Denominada “Grotto”, a coleção foi a preferida dos jurados e também do público, que votou a partir do aplicativo.

“Desenvolvi a coleção pensando em quebrar um paradigma da sociedade, que contempla o belo. Minha ideia foi mostrar que por meio do grotesco eu conseguiria algo incrível. E meu objetivo com os looks foi alcançado, porque conquistei a primeira colocação e, ainda, o voto do público”, ressalta Tarsila. A jovem estilista, apesar de estar confiante, disse que não esperava ganhar nas duas categorias. “Todas as coleções estão muito boas”, assegura.

“Grotto”, que dá nome à coleção, é um termo latino que significa gruta e dá origem à palavra grotesco. A coleção explora o estranho e o incomum, com o objetivo de subverter o olhar acomodado. Tarsila iniciou sua pesquisa desfigurando inúmeros retratos fotográficos, por meio da intervenção de elementos diversos, como cola silicone, plástico queimado, desenhos, cortes e recortes computadorizados, que resultaram em camadas e texturas inesperadas.

As segundas e terceiras colocações do concurso foram para as coleções “Sentimentos Materializados”, da aluna Giulia Ferraro, e “Desconstrução do Ser”, da estudante Maria Carolina Baraldi, respectivamente.

No corpo de jurados, estavam grandes nomes da moda, entre estilistas e empresários, como Ricardo Almeida, Reinaldo Lourenço, Lenny Niemeyer, Lino Villaventura, Natalie Klein, Tufi Duek, entre outros. A apresentação do evento ficou por conta da atriz Fiorella Mattheis. 

“Nesta 15.ª edição foi nítido ver que a qualidade das coleções desenvolvidas pelos alunos está cada vez melhor”, constata a coordenadora do curso de Moda da FAAP, Camila Rossi.

A afirmação é reforçada pelo estilista Lorenzo Merlino, também professor da instituição: “Acompanho o desfile desde 2010 e, apesar das regras serem as mesmas, sempre com o mesmo rigor, esse ano ocorreu um conjunto de fatores positivos que dificultou a escolha. Todas as coleções chegaram a um nível excelente de acabamento, de qualidade, de unidade de coleção, além de conceitos e propostas muito boas”, explica o professor.

A atriz Fiorella Mattheis também ficou encantada com a evolução do evento. “Já participei diversas vezes e, realmente, essa edição foi incrível – da produção às coleções apresentadas. Considero muito importante o investimento da faculdade no crescimento desses alunos”.

O estilista Oskar Metsavaht, que também acompanhou o processo de seleção, acredita que o nível entre os seis finalistas foi muito parecido, dificultando a escolha da melhor coleção. “Todos trouxeram as tendências atuais do mundo da moda. Gostei muito dos acabamentos, da coerência com a inspiração e os croquis apresentados. As coleções estavam condizentes em relação à proposta e isso no desfile é um critério muito importante de ser avaliado”, finaliza.

 

Sobre a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)

Sustentada em três pilares: tradição, cultura e inovação, a FAAP é hoje um grande polo de educação, com Ensino Médio, 17 cursos de graduação, nas áreas de Exatas e Humanas, pós-graduação, cursos de aperfeiçoamento de curta-duração, além de programas de idiomas, intercâmbio e eventos de alto nível que complementam a formação do aluno.  Além de São Paulo, a FAAP está presente em São José dos Campos, em Ribeirão Preto e em Brasília.