Institucional
Banco de Imagens
Vídeos
Agenda Brasil - Curso para jornalistas
 

Assessoria de Imprensa - FAAP

Tel: (11) 3662-7270 / 7271/ 7029

Tatiana Serafino
tserafino@faap.br

Iracema de Carvalho
iracema@oboecomunicacao.com.br

Nara Bueno
nara@oboecomunicacao.com.br

 

 
Apresentação  |  Últimas Notícias
 

PODCASTS TÊM ESPAÇO PARA CRESCER NO BRASIL

Dados de estudo do NiMD FAAP apontam novos nichos, como jogos e game shows, além de storytelling/audiodrama

Entre as diferentes possibilidades para produção e consumo de conteúdo, os podcasts têm se apresentado como uma categoria em crescimento e com tendência de ser ainda mais explorada por agências de publicidade e departamentos de marketing. É o que aponta o estudo “Tendências e demandas do podcast no Brasil”, do Núcleo de Inovação em Mídia Digital da Faculdade Armando Alvares Penteado (NiMD FAAP).

“Foram identificados formatos ainda pouco explorados e com demanda reprimida, que se configuram um caminho para agências e produtores, pois foram apontados por mais de 30% dos entrevistados. São eles: jogos e game shows e storytelling/audiodrama, que atualmente representam 1,9% do total produzido. As antigas radionovelas já têm sido repensadas por empresas para aportarem em breve na podosfera brasileira”, explica o professor Marcelo Abud, autor do estudo que tem como coautores os ex-alunos da FAAP, Cesar Yuji Ishikawa e Luiz Dias Gonzaga.

O desejo de frequência de ouvir os áudios também é um fato que também chama a atenção. Parte relevante dos que acompanham podcasts (44%) avalia que duas a três atualizações semanais seja a melhor periodicidade.

Outro aspecto apontado é que a maior parcela dos que já procuram por podcasts indicou que 10 a 60 minutos seja a duração ideal de cada episódio. “Os podcasts se tornaram uma realidade no dia a dia de muitos brasileiros que têm encontrado nesse tipo de distribuição de conteúdo uma forma eficiente de se informar e entreter diante de rotinas cada vez mais atribuladas”, reforça Abud.

O levantamento apontou que, entre as categorias de podcasts existentes no Brasil, cinema, séries e cultura pop ocupam a primeira colocação, com 20,9% do total. No entanto, conteúdos mais comportamentais, voltados à educação de crianças ou ao universo adulto se sobressaem em audiência em projetos jornalísticos ou em debates em formato de podcast.

O estudo completo pode ser acessado pelo link: http://www.faap.br/nimd/estudos