Institucional
Banco de Imagens
Vídeos
Agenda Brasil - Curso para jornalistas
 

Assessoria de Imprensa - FAAP

Tel: (11) 3662-7270 / 7271/ 7029

Tatiana Serafino
tserafino@faap.br

Iracema de Carvalho
iracema@oboecomunicacao.com.br

Nara Bueno
nara@oboecomunicacao.com.br

 

 
Apresentação  |  Últimas Notícias
 

ALUNOS DA FAAP CRIAM PLANO DE MÍDIAS SOCIAIS PARA A PLATAFORMA DE E-DONATION DE CAROL CELICO

O trabalho de conclusão do curso envolve um projeto estratégico de comunicação nas redes sociais para ampliar o conhecimento da plataforma

A expressão unir o útil ao agradável não poderia ser melhor aplicada.  Os alunos do curso de extensão em Comunicação em Mídias Sociais da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) vão colocar em prática todo o arsenal de conhecimento adquirido na sala de aula ao desenvolver um plano estratégico inovador de comunicação em redes sociais para a Fundação Amor Horizontal (FAH).

A iniciativa foi proposta pelos professores Eric Messa e Thiago Costa, coordenadores do curso, que escolheram a FAH pela sua atuação inovadora. A entidade criou uma plataforma digital (www.amorhorizontal.org) que arrecada doações para ONGs, escolhidas a partir de critérios rígidos, que garantem a sua idoneidade. A lista possui cerca de 50 entidades em toda a cidade de São Paulo.

O objetivo é divulgar o trabalho da FAH, fundada e dirigida por Carol Celico, criando uma marca de referência nas redes, e ampliar o número de doadores às ONGs referendadas. O plano de comunicação será desenvolvido por todos os alunos do curso de Comunicação em Mídias Sociais que terão até meados de outubro para apresentar o projeto.

O trabalho dos alunos da FAAP, que o professor Eric Messa define como colaborativo, é construir pontes entre o ensino e a vida real, além de estimular o trabalho em equipe, a criatividade e atitudes solidárias. “Ensinar como funciona uma comunicação efetiva nas redes sociais é muito pouco para os nossos alunos. O ideal é fazer com que vivenciem uma experiência, trabalhando em projetos reais”, destaca o professor, que também é coordenador do Núcleo de Inovação em Mídia Digital da FAAP.

Se os benefícios são elevados para os alunos, são maiores ainda para quem recebe o projeto. Thiago Costa explica que um plano bem estruturado de comunicação digital pode ajudar a FAH a decidir qual o melhor caminho a seguir, como utilizar os seus recursos de maneira eficaz e, com isso, ampliar e otimizar os resultados para as entidades que auxilia.

Desafio
O plano de comunicação para uma ONG tem características que ampliam o desafio para os seus criadores. “Ao mesmo tempo em que as ONGs podem usar elementos mais emocionais, precisam também demonstrar seriedade e competência para que o público-alvo identifique sua credibilidade e decida ajudá-las”, esclarece.

A dica do professor é sempre buscar equilíbrio. “Não se deve criar ações de comunicação que apenas lidem com o lado emotivo do público; nem ser técnico e sério a ponto de criar um desestímulo. Tem que ter equilíbrio, ao mesmo tempo em que transmita a profundidade do que a entidade se propõe a fazer”, finaliza.

O professor Eric Messa diz que pretende por esse projeto em prática todos os anos. As ONGS interessadas poderão entrar em contato com o NiMD, pelo site www.faap.br/nimd.

Amor ao próximo
A plataforma digital da Fundação Amor Horizontal foi criada para dar segurança para quem doa. Funciona da seguinte forma: o doador entra no site, escolhe a instituição que deseja doar, quanto pode doar e a forma de pagamento (boleto ou cartão). A doação se reverte em compra de produtos - todas as entregas às ONGS são registradas e podem ser acompanhadas pelo doador por meio do próprio site.

A ideia, de acordo com Carol Celico, presidente executiva da FAH, é facilitar a doação das pessoas que gostariam de ajudar, mas não sabem como chegar às instituições. “Reunimos, desta forma, três universos complementares: o doador tem a segurança para a sua doação, a ONG conta com mais apoio na divulgação de suas necessidades e os fornecedores oferecem a garantia de entrega dos produtos com descontos significativos que chegam até 60%”, comenta.