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YOUTUBE É A PLATAFORMA QUE MAIS 
CRESCE NAS MÍDIAS SOCIAIS

Relatório #MS360FAAP, desenvolvido pelo NiMD da FAAP em parceria com a Socialbakers, revela que os canais das 100 primeiras marcas na rede social de vídeos teve significativo aumento em visualizações e assinaturas

 “Video killed the radio star” dizia a letra da canção dos anos 1980 que ilustrou o primeiro videoclipe exibido pela MTV nos Estados Unidos. Mais de trinta anos depois, a tecnologia e as plataformas mudaram, mas a lógica continua a mesma: os vídeos ganham cada vez mais espaço entre os usuários de redes sociais em busca de conteúdo.

É o que mostra o relatório #MS360FAAP do terceiro trimestre de 2015, desenvolvido pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP e a Socialbakers. O estudo acompanha o desempenho das 100 marcas brasileiras com mais interações nas redes sociais e, no período entre julho, agosto e setembro deste ano, o YouTube foi a plataforma que teve um aumento mais significativo em relação às outras três analisadas: Facebook, Twitter e Instagram.

No terceiro trimestre de 2015, a média de assinantes nos canais do YouTube das 100 marcas brasileiras era de 27.839. No trimestre anterior (abril, maio e junho), o número chegava a 16.876 assinaturas. Um ano antes, entre julho, agosto e setembro de 2014,  estava em 13.935. A média de visualizações dos vídeos das marcas no YouTube também aumentou. No terceiro trimestre de 2014, o número era de 121.806. Em 2015, saltou para 190.262.

Esses crescimentos se devem, principalmente, ao fato das marcas terem percebido o interesse do consumidor por conteúdos relevantes. O professor Thiago Costa, coordenador do curso de Comunicação em Mídias Sociais da FAAP e um dos pesquisadores do estudo #MS360FAAP, explica que esse conteúdo tem que fugir da venda direta de produtos. “Normalmente são vídeos divertidos e também úteis para o usuário, como webséries, tutoriais, entre outros”, completa.

Dobram seguidores no Instagram

O relatório #MS360FAAP também revela o desenvolvimento dos perfis das 100 primeiras marcas brasileiras no Instagram. A média de seguidores mais que dobrou entre o segundo e o terceiro trimestre de 2015, saltando de 84.573 para 244.745. A expansão da penetração dessa rede junto ao público é impressionante, ressalta o professor Thiago, visto que em julho, agosto e setembro de 2014, o número médio de seguidores era de somente 35.039.

Já no Facebook, apesar de haver crescimento, há uma queda nos números de curtidores entre o segundo e o terceiro trimestre deste ano. Os setores que demonstraram menores crescimentos foram o de “Marcas/Institucional”, que caiu de 156.435 para 119.500; e o de “Entretenimento”, cujo número era de 137.851 e foi para 107.460.

Outro destaque negativo no Facebook foi o setor de “E-Commerce”, que perdeu fãs entre o segundo e o terceiro trimestre de 2015, saindo de uma média de 1.155.313 para 1.011.620.

Por outro lado, caiu o tempo médio de resposta para as interações de usuários nas páginas do Facebook das marcas. No segundo trimestre deste ano, em média, os curtidores eram respondidos em três horas e quarenta e sete minutos. Já entre julho, agosto e setembro esse tempo caiu para, em média, duas horas e quarenta minutos. A queda é ainda maior se comparada com o mesmo período de 2014, quando o tempo médio para responder era de nove horas e vinte três minutos.

“Ao que parece, as marcas finalmente estão melhor preparadas para as demandas em tempo real dos seus consumidores nas redes sociais, reconhecendo a importância do bom relacionamento entre a marca e o usuário”, comenta o coordenador geral do Núcleo de Inovação em Mídia Digital da FAAP, Prof. Eric Messa.

Outros destaques

- No Twitter, o tempo médio de resposta das marcas caiu do segundo para o terceiro trimestre, de oito horas e trinta e um minutos, para sete horas e cinquenta e três minutos.

- No Instagram, a maior parte das imagens postadas pelas marcas (94%) não recebem nenhum filtro.

- O setor que mais recebe interação dos usuários no Facebook é o de “Mídia/Notícias”

Sobre o #MS360FAAP
O relatório “Mídias Sociais 360º” é desenvolvido pelo Núcleo de Inovação em Mídias Digitais da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) em parceria com a Socialbakers, maior especialista mundial em monitoramento de marcas nas redes sociais. O objetivo é estudar o desempenho dos 100 maiores perfis nas quatro principais plataformas de redes sociais utilizadas para o relacionamento entre as marcas e seus consumidores: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. Com dados acumulados dos três meses anteriores à publicação, o relatório é composto por diferentes gráficos nos quais é possível enxergar o comportamento das marcas e de seus seguidores. Os relatórios são divulgados sempre nos meses de janeiro, abril, julho e outubro no site www.faap.br/ms360faap. O acesso é gratuito.

Sobre o NIMD-FAAP
Lançado em novembro de 2013, o Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP tem como finalidade capacitar os profissionais da área, oferecer conhecimento prático aos estudantes de comunicação e ao público interessado no assunto e, especialmente, compartilhar com o mercado estudos e reflexões. A proposta é fomentar a evolução da linguagem digital e a comunicação entre marcas e seus consumidores.

Sobre o Socialbakers
É uma plataforma de analytics para mídias sociais user friendly. Única solução global que permite às marcas medir, comparar e destacar o sucesso de suas campanhas com real inteligência competitiva. Desde 2009, o Socialbakers continua a desenvolver ferramentas inovadoras continuamente, com foco em medir e maximizar a efetividade do marketing nas principais redes sociais. Com mais de 190 funcionários em 10 escritórios espalhados pelo globo, é uma das empresas do setor que mais cresce no mundo.