Institucional
Banco de Imagens
Vídeos
Agenda Brasil - Curso para jornalistas
 

Assessoria de Imprensa - FAAP

Tel: (11) 3662-7270 / 7271/ 7029

Tatiana Serafino
tserafino@faap.br

Iracema de Carvalho
iracema@oboecomunicacao.com.br

Nara Bueno
nara@oboecomunicacao.com.br

 

 
Apresentação  |  Últimas Notícias
 

JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA FAAP REALIZA MAIS DE 30 MIL ATENDIMENTOS EM CINCO ANOS

Planos de saúde, serviços de telecomunicações, batidas e transferências de carros são os serviços mais reclamados

Os juizados especiais estão cada vez mais presentes na vida dos cidadãos brasileiros que buscam soluções para seus conflitos, de forma rápida, eficiente e gratuita. Em 2015, o Juizado Especial Cível da Fundação Armando Alvares Penteado (JEC-FAAP) realizou 4.803 atendimentos, totalizando 30.433 nos últimos cinco anos.

Segundo o professor Marcos Renato Schahin, coordenador do JEC-FAAP, esse número de atendimentos representa o importante papel social que a Fundação Armando Alvares Penteado presta aos cidadãos. Ao entrar com uma ação, o cidadão recebe toda prestação judicial gratuitamente, desde a elaboração da petição inicial até a fase de execução da sentença.

O JEC-FAAP contribui para reduzir significativamente o número de processos no Poder Judiciário e diminuir o tempo de resolução das ações, sem que os cidadãos tenham que constituir um advogado. Como são atendidas apenas causas cíveis de até 20 salários mínimos, o trabalho é realizado pelos alunos, que são assistidos pelos professores da instituição.

No topo da lista das causas mais procuradas  estão os planos de saúde, seguidos pelos serviços de telecomunicações (telefone e internet), batidas e transferências de carros, compras realizadas pela internet, bancos, cartões de crédito e questões condominiais.

Etapa importante do trabalho,  as audiências de conciliação chegaram ao número de 969 em 2015, no JEC FAAP  - proporcionando às  partes um momento apropriado para solucionar os conflitos por meio de um acordo. Por outro lado, dão aos alunos uma ótima oportunidade de aprendizado, pois colocam em prática o que aprendem em sala de aula.

Situado no bairro do Pacaembu, próximo ao campus da FAAP, o JEC atende ao público de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h. Para entrar com uma ação, as pessoas que procurarem os serviços do Juizado já devem apresentar cópias de todos os documentos que comprovem a reclamação, como notas fiscais, fotografias, recibos, entre outros, além dos documentos pessoais. A área de abrangência da unidade compreende os bairros da região central.

Juizado Especial Cível
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira – das 12h30 às 18h

Local: Rua Itápolis, 389 - Pacaembu
Informações: (11) 3662-7553