Institucional
Banco de Imagens
Vídeos
Agenda Brasil - Curso para jornalistas
 

Assessoria de Imprensa - FAAP

Tel: (11) 3662-7270 / 7271/ 7029

Tatiana Serafino
tserafino@faap.br

Iracema de Carvalho
iracema@oboecomunicacao.com.br

Nara Bueno
nara@oboecomunicacao.com.br

 

 
Apresentação  |  Últimas Notícias
 

CONHECIMENTO APLICADO EM
ATIVIDADES VOLUNTÁRIAS

Alunos da FAAP desenvolvem ações para ONGs, como cursos de educação financeira e produção de filmes em stop motion

Colocar em prática os assuntos discutidos em sala de aula e, ao mesmo tempo, levar benefícios para as organizações não governamentais e entidades beneficentes.  Esse é o objetivo do projeto Alunos Ensinam, criado pela área de Responsabilidade Social da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).

Ao longo do mês de Maio alunos de vários cursos vão desenvolver atividades voluntárias, como cursos de educação financeira, produção de filmes em stop motion, aula de confecção de bolsas, entre outras.

A coordenadora do FAAP Responsabilidade Social, Andrea Sendulsky, explica que os alunos estão sendo estimulados a pensar e realizar ações que tenham relação com o seu curso. “Além de aproveitar o conteúdo acadêmico e suas habilidades, esses estudantes são despertados para o trabalho voluntário”, diz.

O bem em várias frentes
A primeira atividade ocorre na próxima quarta-feira, dia 11/5, quando os alunos de Economia darão um curso sobre educação financeira para os assistidos da ONG Reciclázaro, que trabalha com pessoas em situação de vulnerabilidade social. Como organizar suas finanças, economizar e investir em micronegócios por meio de ferramentas específicas serão tratados no curso, que terá duração de dois dias. O segundo encontro está marcado para o dia 17/5.

Uma oficina de costura está programada para a sexta-feira, dia 13/5, com alunos do curso de Moda e crianças de 10 a 14 anos assistidas pelo Centro de Apoio à Criança Carente com Câncer Cândida Bermejo Camargo. A atividade ensinará os participantes a fazer uma pequena bolsa, com os equipamentos e materiais disponíveis nas oficinas da FAAP.

Outra atividade reunirá, no dia 18/5, estudantes de Relações Internacionais e dois refugiados – um senegalês e um sírio da ONG BlibliAPSP - e  estudantes do ensino médio de escola pública. Em discussão, os diferentes tipos de migração e a questão dos refugiados no Brasil. “Queremos criar um processo de conscientização dos jovens sobre esses temas, além de abordar a integração dos refugiados na sociedade”, comenta a professora Fernanda Magnotta, coordenadora do curso de Relações Internacionais da FAAP.

Os alunos do curso de Animação estão preparando uma oficina de produção de um filme em stop motion, utilizando massinha e softwares gratuitos. Com supervisão do coordenador do curso, o professor Eliseu Lopes Filho, que é especialista na técnica, a aula ocorre no dia 19/5 e será ministrada aos alunos da Fundação Stickel, uma organização sem fins lucrativos, cuja missão é promover a inclusão social, cultural e econômica de pessoas e comunidades por meio das artes visuais. 

Finalizando a programação do mês, os alunos do curso de Direito, com a supervisão do professor Marcos Renato Schahin, coordenador do Juizado Especial Cível da FAAP, farão atendimentos na ABCD Nossa Casa, sociedade sem fins lucrativos que atende crianças e adolescentes. No dia 21/5, os pais e familiares das crianças assistidas pela ONG terão a oportunidade de resolver pequenas ações, além de tirar dúvidas sobre questões jurídicas diversas.

O projeto Alunos Ensinam terá continuidade ao longo do ano. “Queremos que se torne uma prática comum, ou seja, que os alunos desenvolvam naturalmente ações como essas para praticarem o que é aprendido em trabalhos de voluntariado”, finaliza Andrea.