Institucional
Banco de Imagens
Vídeos
Agenda Brasil - Curso para jornalistas
 

Assessoria de Imprensa - FAAP

Tel: (11) 3662-7270 / 7271/ 7029

Tatiana Serafino
tserafino@faap.br

Iracema de Carvalho
iracema@oboecomunicacao.com.br

Nara Bueno
nara@oboecomunicacao.com.br

 

 
Apresentação  |  Últimas Notícias
 

MISSÃO ESTUDANTIL DA FAAP
LEVA ALUNOS PARA A CHINA

Grupo embarca nesta quinta-feira (23/6) para um período de estudos na língua chinesa. Parte da viagem é patrocinada pela matriz do Confúcio na China

Três semanas imersos na cultural local, treinando chinês com nativos e vivenciando o dia a dia das cidades. É o que propõe a missão estudantil organizada pelo Instituto Confúcio para Negócios da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), que leva nesta quinta-feira (23/6) um grupo de 24 alunos para a China, cujo roteiro prevê as  cidades de Shanghai, Hangzhou, Beijing e XI'An.

O idioma não será um entrave para os alunos, que fazem aula de chinês nas sedes do Instituto Confúcio instaladas nos campi da FAAP em São Paulo e em Ribeirão Preto. Por conta disso, parte dos custos da viagem é patrocinada pelo Hanban - matriz do Confúcio na China - da qual a unidade da FAAP faz parte.

É graças ao patrocínio que a aluna de Direito Vitória Faria Paschoalini, de 23 anos, fará sua primeira viagem à China. A expectativa da jovem é grande. "Será uma experiência interessante, ficar imerso nesse ambiente tão diferente da nossa cultura e entender como as pessoas se relacionam",  diz a estudante. Vitória, que faz o curso de chinês na FAAP de Ribeirão Preto, queria aprender uma quinta língua. Além da nativa, português, já fala inglês, espanhol e francês.

João Pedro de Souza Pena Barbosa é outro poliglota que viu na língua chinesa a chance de crescer na carreira internacional, apesar de já saber inglês, alemão, espanhol e francês. "Trabalho no setor de infraestrutura e nessa área há muitas empresas chinesas, por isso percebi que saber chinês é um diferencial, uma vez que não há muitos profissionais brasileiros que sabem essa língua", diz.

Além de conhecer a cultura local e praticar a língua, João Pedro aproveitará a viagem para fazer uma pesquisa sobre o sistema processual chinês, tema que abordará no seu Trabalho de Conclusão de Curso da graduação em Direito.

A missão estudantil da FAAP vai até 21 de julho. Na programação, estão previstas palestras com empresas chinesas como Alibaba, de e-commerce, Huawei, de telecomunicações, e China Railway Construction Corporation, de construção civil. Ao final da viagem, os alunos terão ainda a possibilidade de fazer a prova de proficiência em língua chinesa HSK, reconhecida no mundo todo. Esta é a terceira missão estudantil da FAAP para a China.

Sobre o Instituto Confúcio para Negócios FAAP
O Instituto Confúcio para Negócios FAAP tem por objetivo promover a língua e a cultura chinesa, com ênfase em negócios, oferecendo, além do estudo, seminários empresariais, cursos de capacitação sobre a China e atividades culturais e artísticas. O objetivo é melhorar o conhecimento mútuo sino-brasileiro, criando uma plataforma sofisticada para temáticas relacionadas à China. O Instituto é uma parceria internacional, constituída entre a Fundação, a UIBE - University of International Business & Economics de Pequim e o Hanban. Em 2015, foi reconhecido como um dos melhores Institutos Confúcio do mundo.