Institucional
Banco de Imagens
Vídeos
Agenda Brasil - Curso para jornalistas
 

Assessoria de Imprensa - FAAP

Tel: (11) 3662-7270 / 7271/ 7029

Tatiana Serafino
tserafino@faap.br

Iracema de Carvalho
iracema@oboecomunicacao.com.br

Nara Bueno
nara@oboecomunicacao.com.br

 

 
Apresentação  |  Últimas Notícias
 

O MUNDO CONTEMPORÂNEO EM FOCO

FAAP abre ciclo de debates em comemoração aos seus 70 anos.
Os próximos encontros discutirão a nova relação das pessoas com a
cidade e os últimos fatos que marcaram  o cenário internacional

O psiquiatra Jorge Forbes afirmou na última quarta-feira (3/5) que o mundo passa por uma das maiores revoluções sociais. Trata-se de uma grande transformação, em função, principalmente, da maior utilização da tecnologia e empoderamento das pessoas. O psiquiatra considera que para habitar esse novo mundo é preciso legitimar novas formas de viver e de se relacionar - buscar novos conceitos e se reinventar, sem medo.

"Uma sociedade com medo não é uma sociedade criativa", afirmou Forbes, durante a realização da 1ª edição do Ciclo de Debates da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), que neste ano comemora 70 anos de atividades. Forbes também é responsável pelo recente programa Terra Dois, da TV Cultura, que trata sobre o tema.

O debate sobre o mundo contemporâneo e as novas formas de vida também contou com a participação do filósofo Luiz Felipe Pondé, vice-diretor e professor da Faculdade de Comunicação da FAAP. Mais cético em relação ao tema, Pondé acredita que as transformações são naturais, fruto do avanço da sociedade e do mercado. Todo esse processo depende, em especial, do crescimento do capitalismo, que possui efeitos colaterais - bons e ruins - e ambivalentes. Para Pondé, o mundo sempre foi relativista, onde o valor absoluto se chama dinheiro.

"Hoje somos menos livres que no período paleolítico. Somos livres porque podemos comprar o que queremos. A transformação conjuntural tem a ver com o processo de instalação da riqueza, que na verdade se transforma em ar. Liberdade de expressão é um mito, pois há controle do pensamento. Somos uma sociedade velha, longeva e sem filhos", afirmou Pondé.

O Ciclo de Debates 70 Anos da FAAP terá prosseguimento, em breve, conforme antecipou a mediadora do debate, a professora da Faculdade de Comunicação da FAAP, Gabriela Tessitore.  Os temas dos próximos encontros serão: Urbanismo e a nova relação das pessoas com a cidade; e Que mundo é esse?- cujo objetivo é avaliar os fatos mais marcantes no cenário internacional dos últimos tempos.

Sobre a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)
Reconhecida pela excelência no ensino, a FAAP completa 70 anos de história sustentada em três pilares: tradição, cultura e inovação. É hoje um grande polo de educação, com Ensino Médio, 19 cursos de graduação, nas áreas de Exatas e Humanas, pós-graduação, cursos de aperfeiçoamento de curta-duração, além de programas de idiomas, intercâmbio e eventos de alto nível que complementam a formação do aluno.  Além de São Paulo, a FAAP está presente em São José dos Campos, em Ribeirão Preto e em Brasília.