Institucional
Banco de Imagens
Vídeos
Agenda Brasil - Curso para jornalistas
 

Assessoria de Imprensa - FAAP

Tel: (11) 3662-7270 / 7271/ 7029

Tatiana Serafino
tserafino@faap.br

Iracema de Carvalho
iracema@oboecomunicacao.com.br

Nara Bueno
nara@oboecomunicacao.com.br

 

 
Apresentação  |  Últimas Notícias
 

A CONJUNTURA MUNDIAL NO SÉCULO XXI

Embaixador Rubens Ricupero e o cientista político Marco Aurélio
Nogueira debatem na FAAP o atual cenário internacional.
Evento é aberto ao público mediante inscrição

Em comemoração aos seus 70 anos, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) realiza - na próxima terça-feira (23/5), a partir das 11 horas - a segunda edição do Ciclo de Debates da instituição, com o tema "Que mundo é esse?". O evento contará com a presença do embaixador e diretor da Faculdade de Economia da FAAP, Rubens Ricupero, e do professor e cientista político, Marco Aurélio Nogueira.

A mediação será feita pela professora e coordenadora do curso de Relações Internacionais da FAAP, Fernanda Magnotta. Sobre o evento, a professora aponta sua importância devido aos acontecimentos dos últimos tempos, em que a humanidade tem sido espectadora do choque entre uma acelerada globalização e uma onda nacionalista, que coloca em xeque as expectativas sobre o século XXI.

Diante de um cenário em constante atualização, a palestra busca ponderar a atual situação da conjuntura mundial, passando pelas últimas eleições nos Estados Unidos e na Europa e suas repercussões globais. "Essa será nossa contribuição para que o público compreenda um pouco mais sobre o mundo atual em que vivemos", observa a professora.

O evento é aberto ao público, mediante inscrição pelo link abaixo: http://bit.ly/FAAP-2º-CICLO-70-ANOS. Os jornalistas podem se credenciar pelo e-mail: Iracema.carvalho@wnp.com.br.

Saiba mais sobre os palestrantes: 

PALESTRANTES:

Embaixador Rubens Ricupero
Diretor da Faculdade de Economia da FAAP e diplomata de carreira, Rubens Ricupero aposentou-se após ocupar a chefia das embaixadas do Brasil em Genebra, Washington e Roma. Exerceu os cargos de Ministro do Meio Ambiente e da Amazônia, bem como de Ministro da Fazenda do Brasil. Entre 1995 e 2004, dirigiu, como Secretário-Geral, a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), em Genebra. É autor de vários livros e ensaios sobre relações internacionais, desenvolvimento econômico, comércio mundial e história internacional.

Professor Marco Aurélio Nogueira
Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e pós-doutor pela Universidade de Roma. É colunista do jornal O Estado de S. Paulo. O professor tem experiência nas áreas de Ciência Política e Gestão Pública, principalmente nos temas de teoria política, reforma do Estado, democracia, sociedade civil, globalização e modernidade. Atualmente, é professor titular da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e professor do programa de Pós-graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas.

Sobre a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)
Reconhecida pela excelência no ensino, a FAAP completa 70 anos de história sustentada em três pilares: tradição, cultura e inovação. É hoje um grande polo de educação, com Ensino Médio, 19 cursos de graduação, nas áreas de Exatas e Humanas, pós-graduação, cursos de aperfeiçoamento de curta-duração, além de programas de idiomas, intercâmbio e eventos de alto nível que complementam a formação do aluno.  Além de São Paulo, a FAAP está presente em São José dos Campos, em Ribeirão Preto e em Brasília.

2ª EDIÇÃO DO CICLO DE DEBATES FAAP 70 ANOS
Data: 23 de maio de 2017 (terça-feira)
Horário: das 11 às 13 horas
Local: Auditório 1 da FAAP - Prédio 3
Endereço: Rua Alagoas, 903 - Higienópolis - São Paulo - SP
Inscrição:       http://bit.ly/FAAP-2º-CICLO-70-ANOS
Credenciamento para jornalistas: iracema.carvalho@wnp.com.br