Institucional
Banco de Imagens
Vídeos
Agenda Brasil - Curso para jornalistas
 

Assessoria de Imprensa - FAAP

Tel: (11) 3662-7270 / 7271/ 7029

Tatiana Serafino
tserafino@faap.br

Iracema de Carvalho
iracema@oboecomunicacao.com.br

Nara Bueno
nara@oboecomunicacao.com.br

 

 
Apresentação  |  Últimas Notícias
 

ARTE EM FOCO

"Cuidados com coleções de obras e objetos de arte" e  "Renascimento: arte e cultura" são os cursos que a FAAP promove em Brasília em março e em maio, respectivamente

Polo de educação e cultura, responsável por realizar importantes exposições em Brasília, em parceria com diversas instituições, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) oferecerá dois novos cursos de arte na capital federal: Cuidados Básicos com Coleções de Obras e Objetos de Arte e Renascimento: arte e cultura.

Os cursos serão ministrados pela professora da FAAP, Maria Izabel Branco Ribeiro,  doutora em História da Arte e diretora do Comitê Brasileiro do ICOM (International Council of Museums).

Com data prevista para 23 e 24/3, o curso Cuidados Básicos com Coleções de Obras e Objetos de Arte é indicado para galeristas, estudantes de arte e arquitetura ou colecionadores de obras de arte. Com nove horas de duração, o programa dará condições para a conceituação dos tipos de coleções, auxiliará na compreensão dos  processos de seleção e de reunião de objetos, além do entendimento sobre a importância da conservação preventiva. O aluno também terá conhecimentos básicos de métodos para organizar os objetos de coleção.

O curso Renascimento: arte e cultura será ministrado nos dias 18 e 19 de maio, com o objetivo de estudar o contexto histórico e social do Renascimento, compreender as características da arte desse período, além de discutir as relações entre a arte e a cultura renascentista. O Alto Renascimento, com Leonardo Da Vinci, Michelangelo e Rafael, é um dos tópicos do curso.

Mais informações sobre os cursos estão disponíveis no link: http://cursos.faap.br/bsb.

Cursos de Arte em Brasília
Datas: 23 e 24/3 - Cuidados Básicos com Coleções de Obras e Objetos de Arte
           18 e 19/5 - Renascimento: arte e cultura
Local: FAAP Brasília
Endereço: Setor bancário Sul, Quadra 2, lote 15. Edifício Prime, Sala 608/609.
Informações: faapbrasilia@faap.br e (61) 3223-3120

Sobre a professora
Maria Izabel Branco Ribeiro é formada em Artes pela FAAP (1979).  Obteve grau de Mestre (1991) e Doutor (2001) em História da Arte pela ECA-USP. Desde 1989 é professora de História da Arte em cursos de graduação e pós-graduação na FAAP. Atuou em atividades de pesquisa na Fundação Bienal de São Paulo (1983 - 1987), com organização de exposições no MAC-USP (1991 - 1994) e dirigiu o Museu de Arte Brasileira da FAAP (1994 - 2016).  Atualmente, desempenha a função de Diretora Executiva do ICOM-Brasil (International Council of Museums) e preside o Blue Shield Brasil. Realiza estudos sobre arte brasileira, alterações do gosto, coleções e museus.

Sobre a Fundação Armando Alvares Penteado
A história da FAAP na capital do País tem mais de duas décadas. Desde 1995, a Fundação realiza exposições na cidade em parceria com importantes instituições, como o Ministério das Relações Exteriores, o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF), entre outros. Em 2011, organizou uma das exposições mais emblemáticas: "Mulheres, Artistas e Brasileiras", a convite do Palácio do Planalto, reunindo cerca de 80 obras, entre pinturas, gravuras, desenhos, tapeçarias, esculturas e objetos produzidos ao longo do século XX. Entre as obras, "Abaporu", da artista Tarsila do Amaral, que recebeu visitas ilustres como a do então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e da primeira-dama Michelle Obama. A FAAP também foi pioneira ao formar, em Brasília, gestores públicos por meio de seu curso de pós-graduação em Gerente de Cidade, apresentando as mais modernas ferramentas de gestão municipal. Desde 2017, passou a oferecer cursos nas áreas de Artes, Moda e Cultura.