Institucional
Banco de Imagens
Vídeos
Agenda Brasil - Curso para jornalistas
 

Assessoria de Imprensa - FAAP

Tel: (11) 3662-7270 / 7271/ 7029

Tatiana Serafino
tserafino@faap.br

Iracema de Carvalho
iracema@oboecomunicacao.com.br

Nara Bueno
nara@oboecomunicacao.com.br

 

 
Apresentação  |  Últimas Notícias
 

UM MUNDO EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO

PEDE NOVAS FORMAS DE VIVER

A Drag Queen, Lorelay Fox; o artista social, André Soler;  o especialista em inteligência artificial, Marcelo Câmara; o secretário da Cultura do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão são alguns dos palestrantes que já confirmaram presença no TEDx FAAP 2019

"Enfrentando desafios, fazendo novas realidades" é o tema da segunda edição do TEDx FAAP, que a Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) realizará na tarde do dia 19 de fevereiro (terça-feira) em seu campus, em São Paulo. O evento é aberto ao público, mas as vagas são limitadas. Outra opção também é acompanhar as apresentações, ao vivo, pela página oficial da instituição no Facebook (@nafaap).

Dividido em três blocos - Como chegamos aqui?; O presente: nossos desafios e realidades; e O futuro (ou a criação das coisas que estão por vir) - o evento reunirá um time especial de palestrantes, como o secretário da Cultura do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, a Drag Queen Lorelay Fox, o artista social André Soler e o especialista em inteligência artificial, Marcelo Câmara. Também já confirmaram presença a diretora da agência de publicidade 2id, Danrley Calabrezi, o psiquiatra, Hermano Tavares, a futuróloga Lidia Zuin e a deputada estadual suplente Malu Molina.

Para o coordenador do evento, o professor Victor Grinberg, o mundo está em constante transformação, com crescimento da população, degradação ambiental, ondas de violência, instabilidade social e crises econômicas. "Esse cenário caótico do século XXI não passa despercebido para um número crescente de pessoas que dedicam seu potencial, tempo e recursos em novas alternativas para mudar essa dinâmica e trazer mais sentido à vida em sociedade", afirma.

Em 2018, a FAAP realizou a primeira edição do TEDx, quando debateu a formação profissional, a sociedade contemporânea e o mercado de trabalho. Na ocasião, reuniu grandes nomes da educação, como Renato Janine Ribeiro, ex-Ministro da Educação; Raquel Alves, presidente do Instituto Rubem Alves; Michelle Schneider, head de Educação no LinkedIn Brasil; e o jornalista Marcelo Tas.

TEDx FAAP

Data: 19 de fevereiro (terça-feira)

Horário: das 13h30 às 19h

Local: Auditório 1 - FAAP

Endereço: Rua Alagoas, 903 - Higienópolis

Informações: http://faap.br/tedxfaap/

Contato: tedx@faap.br

Inscrições: bit.ly/2GnJ3w8

VAGAS LIMITADAS

Programação:

14h30 - abertura

14h40 -  Bloco 1 - Como chegamos aqui?

A evolução do homo-politicus - a ideia é falar sobre a democracia na vida cotidiana, por meio de uma abordagem mais prática, leve e divertida.

O fenômeno da invisibilidade - palestra sobre os desafios da desigualdade e como a postura de "fingir que o problema não está lá" não está funcionando.

Choque de culturas - o valor da arte, da expressão, do seu lugar na sociedade e como a cultura ajuda a ampliar a visão da vida.

16h20 - Bloco 2 - O presente - nossos desafios e realidades

A equação do século - os impactos de uma vida diária apressada - somada ao estresse e à falta de hábitos mais saudáveis - que resulta em doenças como ansiedade, ataques cardíacos e de pânico.

Mídias Sociais e Comportamento Anti-Social - como uma rede criada para unir as pessoas está, na verdade, impactando a pedra angular da interação humana.

18h -  Bloco 3 - O futuro (ou a criação das coisas que estão por vir)

O mundo até 2030: as máquinas me substituirão? - qual será o futuro dos empregos, quão sólidas são as carreiras e perspectivas do mercado de trabalho.

A linguagem do futuro - a inteligência artificial, o papel das máquinas na transformação do futuro e o que é possível ou não com os processadores.

O que vem depois do humano - como o uso de tecnologias tem mudado a vida das pessoas e, consequentemente, a relação delas com os corpos ao seu redor.

18h50 - encerramento

 

Sobre os palestrantes:

André Soler

Artista social, com formação em Cinema pela FAAP e criador do projeto SP INVISIVEL. É apaixonado por fotografia, sonhador e viciado em transformar pessoas por meio das histórias. A visibilidade é o primeiro passo para garantia dos direitos humanos.

Danrley Calabrezi

Radialista e publicitário. Depois de passar por algumas das mais importantes agência do país, fundou a 2id, agência de publicidade com foco em Music Branding que, desde 2009, desenvolve junto de seu time a identidade sonora de marcas como Chilli Beans, Morana, Oppa, Urban Arts, Labellamafia, Brooksfield Donna e Domino's Pizza.

Hermano Tavares

É graduado e doutorado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado em Jogo Patológico na Universidade de Calgary, no Canadá e também em Psicofarmacologia pela FAPESP. Entre muitas atividades, o médico fundou e coordena o Programa Ambulatorial do Jogo Patológico (PRO-AMJO), o Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) e o Programa de Psiquiatria e Saúde Mental Comunitária (PRO-PSICOM) do Instituto de Psiquiatria da USP. É ainda professor e autor de diversos livros.

Lidia Zuin

Jornalista e futuróloga, mestre em semiótica e doutoranda em Artes Visuais. Atua como pesquisadora de tendências de comportamento e inovação tecnológica para empresas como a Envisioning e Torus, além de ser líder do núcleo de inovação e futurismo da UP Lab, o UP Future Sight. É também social media da WinWin, professora da Aerolito e Sputnik e escritora de ficção científica.

Lorelay Fox

A drag queen anos é uma figura carismática, de voz acolhedora e muito politizada. Trata de forma delicada e didática assuntos polêmicos que conquistam um público variado entre jovens e adultos, gays, héteros, artistas e professores. Aposta sempre na reflexão e na educação como forma de quebrar as barreiras do preconceito. Possui meio milhão de inscritos em seu site e mais de 400 mil seguidores no Instagran.

Marcelo Câmara

É engenheiro por formação e inovador por vocação. Já atuou como desenvolvedor, especialista em segurança da informação e foi diretor setorial na Febraban. Hoje lidera as frentes de Inteligência Artificial e Pesquisa no Departamento de Pesquisa e Inovação do Bradesco. Redigiu patentes e tem ministrado palestras no Brasil e no exterior sobre inovação, segurança, inteligência artificial e futurismo.

Malu Molina

Tem 25 anos e é especialista em gestão pública e social. Trabalhou na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo e foi eleita conselheira e coordenadora do Conselho Municipal Participativo da Prefeitura Regional de Santana/Tucuruvi/Mandaqui. Trabalhou com comunicação institucional e branding no Banco Santander e no Instituto de Pesquisa de Petróleo, Gás e Biocombustíveis - INEEP). Integrante do "Movimento Acredito" de renovação política, Malu também participou do Renova BR, e foi chefe da própria campanha política. Hoje é deputada estadual suplente pelo PDT-SP.

Sérgio Sá Leitão

Secretário da Cultura do Estado de São Paulo, é jornalista, com pós-graduação em E-business e em Políticas Públicas. Foi diretor da Agência Nacional de Cinema (Ancine), secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro e diretor-presidente da RioFilme. Também assessorou a Presidência do BNDES, em que coordenou a criação do Departamento de Cultura. Participou da criação do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e da elaboração da Lei 12.485, que regulamenta a TV paga no Brasil. Na iniciativa privada, foi consultor de várias empresas e trabalhou na Folha de S.Paulo, no Jornal do Brasil, entre outros. Foi sócio de produtora, editora e agência de design. Atuou como chefe de gabinete do Ministério da Cultura (MinC) durante a gestão do ex-ministro Gilberto Gil e como secretário de Políticas Culturais. Foi, ainda, ministro da cultura entre 2017 e 2018.

 

Sobre a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)

Sustentada em três pilares: tradição, cultura e inovação, a FAAP é hoje um grande polo de educação, com Ensino Médio, 17 cursos de graduação, nas áreas de Exatas e Humanas, pós-graduação, cursos de aperfeiçoamento de curta-duração, além de programas de idiomas, intercâmbio e eventos de alto nível que complementam a formação do aluno.  Além de São Paulo, a FAAP está presente em São José dos Campos, em Ribeirão Preto e em Brasília.

 

Sobre o TEDx

O TED é uma organização sem fins lucrativos dedicada a disseminar ideias, geralmente na forma de conversas curtas e poderosas (18 minutos ou menos). Sua história começa em 1984, como uma conferência em que Tecnologia, Entretenimento e Design convergiam. Hoje abrange quase todos os tópicos - de ciência e negócios a questões globais - em mais de 100 idiomas. Enquanto isso, os eventos do TEDx, administrados independentemente, ajudam a compartilhar ideias em comunidades do mundo todo.