Institucional
Banco de Imagens
Vídeos
Agenda Brasil - Curso para jornalistas
 

Assessoria de Imprensa - FAAP

Tel: (11) 3662-7270 / 7271/ 7029

Tatiana Serafino
tserafino@faap.br

Iracema de Carvalho
iracema@oboecomunicacao.com.br

Nara Bueno
nara@oboecomunicacao.com.br

 

 
Apresentação  |  Últimas Notícias
 

RECEPÇÃO AOS CALOUROS TEM CARÁTER SOCIAL

Trote Solidário vai integrar e descontrair ‘bixos’ e veteranos em atividades amistosas. Evento contará com a participação do humorista Fábio Rabin (MC) e do Grupo Comédia Universitária, com a presença de Léo Lins, Murilo Gun e Maurício Meirelles

Pelo terceiro ano consecutivo, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) realiza seu trote solidário, que reúne calouros, veteranos e colaboradores da instituição para fazer do início das aulas uma grande festa. Serão realizadas gincanas entre as turmas de cada faculdade, brincadeiras, premiações, sorteios e a participação de atrações como o Grupo Comédia Universitária, que aborda de forma divertida as dificuldades enfrentadas pelos universitários nesta fase da vida. Além disso, os novos alunos são incentivados a participar de ações sociais em Organizações Não-Governamentais (ONGs) promovidas pela FAAP.

O evento está confirmado para o dia 1º de fevereiro (terça-feira), no Teatro FAAP e na quadra coberta da Fundação. Denominado “Super Liga Social”, o trote solidário também envolve a arrecadação de alimentos para instituições beneficentes e, em troca, os participantes ganham um par de sandálias Havaianas customizadas com o logo da FAAP.

A iniciativa da instituição conta com o apoio e participação dos diretórios e centros acadêmicos e tem impedido a realização de trotes desagradáveis nos últimos anos. Desde o segundo semestre de 2009, nenhum aluno foi submetido a brincadeiras de mau gosto ou ao famigerado “pedágio” para arrecadação de dinheiro no entorno do campus. No entanto, muitos alunos de outras instituições se estabelecem nas proximidades da Fundação para realizar trotes vexatórios.

“A consolidação do projeto de trote solidário tem contribuído para a mudança da cultura interna sobre o trote. Isso porque os calouros que não estão sujeitos a situações de exposição ao ridículo ou estímulos agressivos consequentemente não sentem a necessidade de agir da mesma forma quando novos ‘bixos’ chegam à instituição. As atividades da Super Liga Social e da Gincana dos Bixos têm permitido a integração entre calouros e veteranos de forma pacífica e amistosa”, explica Andrea Sendulsky, coordenadora do FAAP Social.

Os diretórios e centros acadêmicos contribuem também na programação e na divulgação do evento por todo o campus, inclusive para alertar os alunos sobre estarem sujeitos a penalidades em caso de trotes violentos ou atividades que não estejam de acordo com os valores da Fundação. 

Gincana dos Bixos

Na Gincana dos Bixos, denominação dada às atividades de recreação da Super Liga Social, os calouros e os veteranos são divididos em equipes e devem cumprir provas como futebol de sabão, touro mecânico e briga de cotonetes. As atividades são sempre monitoradas por professores e monitores da FAAP, que elaboram as regras e pontuação das provas. A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 600 alunos.

As ações sociais são realizadas ao longo do primeiro semestre sob a coordenação dos diretórios e centros acadêmicos e da empresa Jr. FAAP. Os alunos que se inscrevem como voluntários no trote solidário visitam as ONGs beneficiadas em datas pré-agendadas e desenvolvem atividades com crianças, jovens e adultos dessas instituições, como contação de histórias, aulas de artes, recreação, jogos esportivos e distribuição dos alimentos arrecadados.

Trote Solidário 2011 – Gincana dos Bixos

Data:                     01/02/2011 (terça-feira)

Horário:                  7h00 às 12h00

Local:                     FAAP

Endereço:               Rua Alagoas, 903 - Higienópolis

Download: RECEPÇÃO AOS CALOUROS TEM CARÁTER SOCIAL