Institucional
Banco de Imagens
Vídeos
Agenda Brasil - Curso para jornalistas
 

Assessoria de Imprensa - FAAP

Tel: (11) 3662-7270 / 7271/ 7029

Tatiana Serafino
tserafino@faap.br

Iracema de Carvalho
iracema@oboecomunicacao.com.br

Nara Bueno
nara@oboecomunicacao.com.br

 

 
Apresentação  |  Últimas Notícias
 

 FUNDAÇÃO ALÉM DA HORA

 Após mobilizar alunos, professores e convidados a participar da ‘Hora do Planeta’, FAAP produz vídeo para conscientizar  a população e ampliar adesão

 A ação realizada pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) em adesão ao movimento ‘Hora do Planeta’ não se resumiu em apagar as luzes no último dia 26 de março. Com o intuito de promover e conseguir mais adeptos à campanha, um vídeo será divulgado na internet e enviado para instituições de ensino parceiras da Fundação em diversos países.

 O filme de quase cinco minutos mostra a apresentação da projeção mapeada em 3D realizada na fachada do prédio que abriga o Museu de Arte Brasileira (MAB-FAAP). O equipamento utilizado para a atividade foi movido por um gerador alimentado por biocombustível, enfatizando a preocupação da Fundação em usar fontes de energia alternativa, bem como disseminar esta iniciativa.

 Com a projeção mapeada, a ideia da FAAP é conscientizar as pessoas sobre a importância de ter atitudes sustentáveis. Para isso, foram apresentadas imagens que fizeram o público refletir sobre os problemas ambientais do planeta. Acompanhada por música ambiente, a apresentação foi elaborada tendo como inspiração o ato de reger uma orquestra, ou seja, com o conceito ‘agora está em suas mãos’, a iniciativa busca mostrar que todos são maestros e podem conduzir o futuro da Terra.

 A ação realizada no último sábado na FAAP movimentou cerca de 400 pessoas. Todos os presentes acenderam velas na hora em que as luzes foram apagadas, simbolizando a união pela preservação da Terra.

 Além disso, a Fundação distribuiu aos participantes sementes de feijão-de-porco e folders sobre a importância em aderir ao movimento ‘Hora do Planeta’ feitos em papel semente, material reciclável produzido com sementes de boca-de-leão que, quando colocado em contato com o solo, se decompõe e germina. A parte gráfica fixada no papel foi toda feita à base de água, evitando agressão à semente e à terra.

 O movimento global ‘Hora do Planeta’ é um ato simbólico promovido pela rede WWF com o objetivo de mobilizar a população sobre os efeitos do aquecimento global. A campanha já mobiliza mais de 1,3 bilhão de pessoas em todo o mundo e, neste ano, bateu recordes de participação. No Brasil, 124 cidades aderiram à causa, o que equivale a 26 participações a mais em comparação com o ano passado, cuja adesão foi de 98 cidades.

 O vídeo produzido pela FAAP durante a ‘Hora do Planeta’ pode ser conferido no link: www.faap.br/horadoplaneta2011/

 Conscientização

 O evento é mais uma ação em meio a diversas atividades da FAAP para conscientizar os alunos e à comunidade sobre a importância de promover o desenvolvimento sustentável, não no dia a dia, mas também na produção de pesquisas e trabalhos acadêmicos sobre temas ligados à sustentabilidade, meio ambiente, consumo consciente, desenvolvimento econômico, entre outros assuntos.

 Desde 2009, a Fundação mantém o Centro de Estudos em Energia e Sustentabilidade para desenvolver pesquisas e apresentar propostas de uso consciente dos recursos naturais e da energia. O Centro promoveu na ocasião da inauguração a I Conferência de Energias Renováveis para o Ensino da Engenharia, que teve o objetivo de discutir as melhores práticas de ensino da Energia na academia. No dia, foram distribuídas mudas de ipê-amarelo a todos os participantes.

 Além disso, a Fundação promove frequentemente palestras e seminários com especialistas, bem como oferece cursos de graduação e pós-graduação específicos para formar profissionais capacitados a atuar nas diversas áreas que compõem as chamadas “profissões verdes”.

 A FAAP também eliminou, desde 2002, 80% do papel que circula em todo o campus por meio da organização digital. O sistema economizou o equivalente a 15 toneladas de papeis utilizados por ano, ou seja, evitou que cerca de 300 árvores fossem derrubadas.

 O Fórum FAAP de Discussão Estudantil, simulação de organismos internacionais realizada com alunos do Ensino Médio, também promoveu ações de educação ambiental na edição de 2009. Uma empresa foi contratada para fazer a neutralização de carbono e gases de efeito estufa produzidos durante o evento. A partir do cálculo sobre o quanto cada participante potencialmente emitiria de gases de efeito estufa foi plantada uma árvore por aluno.

 Além disso, todo o material utilizado foi feito de papel reciclado. Também houve coleta seletiva do lixo produzido durante os quatro dias, e cada aluno que representava a sua delegação recebeu uma caneca personalizada do Fórum para ser utilizada reduzindo o uso de copos descartáveis.

Download: FUNDAÇÃO ALÉM DA HORA