Institucional
Banco de Imagens
Vídeos
 

Assessoria de Imprensa - FAAP

Tel: (11) 3662-7270 / 7271/ 7029

Tatiana Serafino
tserafino@faap.br

Fabiana Dourado
fabiana@oboecomunicacao.com.br

Iracema de Carvalho
iracema@oboecomunicacao.com.br

 

 
Apresentação  |  Últimas Notícias
 

 FAAP: 70 ANOS UNINDO TRADIÇÃO, CULTURA E INOVAÇÃO A FAVOR DA EDUCAÇÃO

Sustentada nos pilares da tradição, cultura e inovação, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) completa 70 anos de história, formando gerações de executivos, cineastas, artistas plásticos, arquitetos, advogados, engenheiros, publicitários, entre tantos outros profissionais. Mas, em todos esses anos, a FAAP também esteve comprometida em preparar os alunos para serem cidadãos globais, aptos a enfrentar o competitivo e diversificado mercado de trabalho, além de um mundo em constante transformação.

A FAAP é marcada por uma trajetória em que a arte e a criatividade sempre estiveram presentes. Assim, ao mesmo tempo em que preserva a história de sua fundação, tornando-se uma referência no ensino das artes e na difusão da cultura, a instituição cultiva a modernidade, inovando em seus cursos, na infraestrutura e na incorporação, a cada ano, de novas áreas de conhecimento.

Ensino Médio, Graduação, Pós-Graduação, cursos livres e de extensão, programas de idiomas e de intercâmbio, palestras e núcleo de estudos fazem da FAAP um grande polo de educação, que transpôs os limites de São Paulo para continuar aprimorando o ensino e difundindo as artes. Hoje, a FAAP está presente também em São José dos Campos, em Ribeirão Preto e em Brasília.

Um dos maiores trunfos da FAAP nessas sete décadas é manter o ensino em sintonia com as exigências do mercado de trabalho. Mais ainda, contribuindo com a formação cultural de seus alunos, sendo a única instituição de ensino em São Paulo a reunir, em um mesmo campus, um museu e um teatro – grandes marcos da capital paulista.

O Museu de Arte Brasileira (MAB FAAP) - que possui estreita parceria com os principais museus do mundo como Louvre, Pergamon e Kremlin - e o Teatro FAAP são benefícios que também se estendem à população.  

Além de constituir um acervo de qualidade, com mais de 3 mil obras, o museu apresenta importantes e representativas exposições – nacionais e internacionais - que movimentam a cidade, como Barroco no Brasil; Antropofagia; Diversidade religiosa no Brasil; China: Arte Imperial, Arte do Cotidiano, Arte Contemporânea; Napoleão; A Herança dos Czares; A Arte no Egito no Tempo dos Faraós; Moda no Brasil: criadores contemporâneos, entre tantas outras que marcam o circuito cultural e artístico.

No campo das artes cênicas, a FAAP trouxe ao seu Teatro peças aclamadas pela crítica, como Mademoiselle Chanel, com a inesquecível Marília Pêra; Hamlet, com Wagner Moura; Ensina-me a Viver, com Glória Menezes; Restos, com Antônio Fagundes; e Incêndios, com Marieta Severo, entre outras.

Pioneirismos

Nesses 70 anos, a FAAP também inovou ao implantar o primeiro curso de graduação em Design da cidade de São Paulo - ainda na década de 1960 - e o primeiro no País do ensino superior particular; o único bacharelado em Animação no estado de São Paulo, em 2015, e o tecnológico em Produção Cultural, em 2016; ao introduzir – nos anos 1970 - noções sobre Empreendedorismo em todos os cursos de graduação; ao criar a primeira Empresa Junior do País, em 1989; aos lançar os primeiros cursos de especialização para gestores públicos e outro para profissionais do mercado de luxo; e possuir uma Residência Artística em São Paulo e – também - manter uma em Paris, na Cité des Arts.

Somam-se a essas características, o fato da FAAP ter sido a primeira instituição de ensino a ter implantado - em 2004 - áreas de conectividade com tecnologia wifi em todo o campus, contando, ainda, com suporte smartboards (lousa interativa) em todas as salas de aula. Em 2006, criou uma sala de reuniões cúbica, transparente e giratória, em parceria com empresas de tecnologia, com vidro de cristal líquido, foto-térmicos, tecidos plásticos e um sistema de iluminação programável - tecnologias inovadoras para a época.

A FAAP também foi pioneira ao implantar sistemas de ensino como a formação múltipla, em que o aluno tem opção de cursar até quatro disciplinas extras de outros cursos de graduação da instituição, sem custos, com o objetivo de desenvolver nos estudantes habilidades como versatilidade e capacidade para atuar em diferentes contextos. Também proporciona a proximidade dos alunos com as lideranças dos diversos setores da economia, a fim de preparar profissionais qualificados para o mercado global.

A internacionalização do campus também é outra particularidade da FAAP, que recebe, por semestre, mais de 350 estrangeiros, além de enviar todos os anos alunos para programas de intercâmbio nas universidades parceiras. Hoje, possui convênios com mais de 300 instituições de ensino em todo o mundo, em 50 países dos cinco continentes.

A Fundação também sedia desde 2012, nos campi de São Paulo, São José dos Campos e Ribeirão Preto, o Instituto Confúcio para Negócios, que já tem tido frutos como a premiação, em 2015, como um dos melhores do mundo. A área desenvolve programas educacionais relacionadas à China, como cursos de mandarim, de negócios e treinamentos in company.

Estas características somadas ao sucesso dos profissionais formados - que hoje têm grande destaque no mercado de trabalho - e à credibilidade alcançada -  nacionalmente e internacionalmente no meio acadêmico e das artes - são a prova de que a FAAP está no caminho certo rumo aos próximos 70 anos.

SP 2017



 
Banco de Imagens
Descrição: Instalação Julio Le Parc (participou da Bienal de Paris em1963)
Crédito: FAAP / Divulgação
Data: 31/08/2010
Local: São Paulo
Descrição: Exposição Retratos da Brasilidade - Tambores do Maranhão, 1998 de Waldomiro de Deus
Crédito: Divulgação FAAP
Data: 02/2015
Local: São Paulo
Descrição: CAMPANHA DO AGASALHO
Crédito: FAAP / Divulgação
Data: MAIO/2014
Local: São Paulo